sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Berlim

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha, com uma população de 3,4 milhões de habitantes nos limites da cidade. É a segunda cidade mais populosa, e a nona área urbana na União Européia. Localizada no nordeste da Alemanha, é o centro da região metropolitana de Berlim-Brandeburgo, abrangendo 5 milhões de pessoas de mais de 180 países.

Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701-1918), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945). Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida: Berlim Oriental se tornou capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um enclave do Ocidente, circundada pelo Muro de Berlim de 1961 até 1989. Seguindo a reunificação da Alemanha em 1990, a cidade readquiriu seu status de capital de toda a Alemanha.

Berlim é um importante centro da política, cultura, mídia e ciência. Serve como um distribuidor continental para o transporte aéreo e ferroviário. A economia da cidade é baseada no setor de serviços, abrangendo uma grande variedade de indústrias, corporações de mídia, serviços ambientais, e centros de congressos e convenções. Berlim é o terceiro destino turístico mais visitado da UE. Outras indústrias incluem a engenharia de tráfego, eletrônicos, tecnologia da informação, produção automotiva, saúde, engenharia bio-médica, e bio-tecnologia.

A metrópole também abriga universidades mundialmente renomadas, institutos de pesquisas, eventos esportivos, orquestras, museus. A paisagem urbana e o legado histórico de Berlim, fizeram da cidade um set popular para a produção internacional de cinema. A cidade é também conhecida por seus festivais, sua arquitetura diversificada, vida noturna, arte contemporânea e alta qualidade de vida.

Um comentário:

Guxta disse...

Muito bom, muito bom!
Mongs, quando for atualizar, corrige tb o "finaNças" na minha ficha, huehuehuehuehue.

Mas de resto ficou ótimo! Depois faz mais uns personagens...